O que é o NPJ UNISUAM e quais serviços oferecidos?

189 views 1 de março de 2021 Unisuam 3

O NPJ (Núcleo de Práticas Jurídica), realiza atividades que promove a integração entre a prática e os conteúdos teóricos desenvolvidos no Curso de Direito, enfatizando-se a interdisciplinaridade. Além disso, propõe projetos sociais e de extensão às comunidades, executados exclusivamente pelos acadêmicos de Direito ou em associação com acadêmicos de outros cursos da instituição e por voluntários das comunidades, mediante orientação docente, com o objetivo de prestar atendimento, apoiar, acompanhar e orientar pessoas carentes, comunidades e suas associações e/ou instituições beneficentes.
Atividades:
1. Prática Jurídica voltada para a elaboração de peças práticas jurídicas simuladas, processuais e administrativas, as quais devem ser realizadas a partir de casos concretos e temas indicados e orientados pelos docentes ligados ao NPJ.
2. Estágio Curricular Supervisionado, com a realização das seguintes atividades:
I) Participação em audiências reais, tanto de processos patrocinados pelo NPJ da UNISUAM como processos cujos atos são públicos, permitindo ao aluno vivenciar a prática real de atos processuais;
II) Participação em Audiências Reais e em Práticas Simuladas voltadas à Mediação, Conciliação e Arbitragem, observando-se a interdisciplinaridade entre os cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia;
III) Atendimento jurídico ao público hipossuficiente com residência no entorno da Instituição, incluindo o ajuizamento de ações perante o Poder Judiciário, bem como acompanhamento processual dos casos sob supervisão do NPJ.
IV) Análise de autos findos, permitindo ao aluno compreender concretamente a sequência dos atos processuais, bem como visualizar as diferenças entre os diversos ritos procedimentais;
V) Participação em audiências simuladas, com o objetivo de favorecer contato do aluno com os integrantes do processo e com os atos e procedimentos processuais de conciliação, instrução e julgamento que permeiam a audiência real.
VI) Participação do aluno em visitas orientadas a Tribunais e Delegacias, permitindo ao aluno a observação da atuação concreta dos operadores do Direito em seus diversos ramos de atividades.
VII) Análise crítica de casos concretos por meio de pesquisas doutrinárias e jurisprudenciais.